ABCP
Follow us


links
Área do Associado
Associe-se | Esqueci minha senha
Desabilite seu filtro de spam antes de solicitar o reenvio de senha.
Para se associar é muito fácil e os benefícios são enormes!
 
Biblioteca
Educação continuada
Assessoria e Consultoria
Imprensa
Responsabilidade Social
Publicações
Eventos
Apoio ao Profissional
Ligas Acadêmicas
Benefícios Associados
Paciente e Família
Links
 
Receba nossa newsletter
Cadastre seu e-mail
 
 

Julho 2012
Novembro 2011
Outubro 2011
Agosto 2011
Julho 2011
Junho 2011
Maio 2011
Dezembro 2010
Outubro 2010
Julho 2010
Junho 2010
Maio 2010
Abril 2010
Fevereiro 2010
Janeiro 2010

Publicações

 

Consenso Brasileiro de Náuseas e Vômitos

O Consenso Brasileiro de Náuseas e Vômitos teve como objetivo a busca da melhor abordagem para identificação dos fatores etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida e a proposição de melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da náusea e vômito em pacientes sob cuidados paliativos, especialmente no tratamento do câncer. Foram realizadas 5 reuniões: em 24 de setembro, no Rio de Janeiro, em 4 de dezembro de 2010, em 5 de fevereiro e 10 de abril de 2011, na cidade de São Paulo. Os grupos de estudo foram divididos da seguinte forma: Definição e Diagnóstico, Avaliação e Gradação, Medicamentoso, Medicinas Complementares e Práticas Integrativas e Pediatria.

Os membros trabalharam, de maneira interdisciplinar, representando suas instituições e em sub grupos, orientados por um Coordenador de Grupo Secretária, Coordenador Geral e Revisor Científico. Tal Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições representadas, estimulando as discussões entre os membros aqui filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)
 

Consenso Brasileiro de Constipação Intestinal

O Consenso Brasileiro de Constipação Intestinal induzida por Opióides teve como objetivo a busca da melhor abordagem para identificação dos fatores etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida, e a proposição das melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da constipação intestinal induzida por opioides. Foram realizadas três reuniões, em 20 de setembro de 2008, 14 de março e 16 de maio de 2009, na cidade de São Paulo, onde os 60 membros participantes foram divididos em seis grupos, que trabalharam sob a orientação de um coordenador geral e coordenadores de cada tema.

Tal consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições aqui representadas, estimulando a discussão entre os membros filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso. Errata: Entre os participantes estava também a fisoterapeuta do Hospital Heliópolis, Viviane Aparecida Moreira Lessa.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Consenso Brasileiro de Fadiga

O Consenso Brasileiro de Fadiga em Cuidados Paliativos teve como objetivos principais a elaboração de uma definição de fadiga em cuidados paliativos, o entendimento de características chave sobre a multifatorialidade e multidimensionalidade do sintoma, divulgação de instrumentos de auto-relato disponíveis em língua portuguesa para uso no Brasil e a proposição das terapêuticas disponíveis para o seu controle. Foram realizadas três reuniões, em 27 de outubro de 2009, 30 de janeiro e 10 de abril de 2010, na cidade de São Paulo, contando com a participação de 78 profissionais de saúde. Os membros do Consenso foram divididos em cinco grupos de trabalho, sendo que cada grupo foi orientado por um coordenador e os coordenadores respondiam ao coordenador geral.

O presente Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como a aprovação das Instituições aqui representadas, estimulando a discussão entre os membros filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Consenso Brasileiro de Caquexia e Anorexia em Cuidados Paliativos

O Consenso Brasileiro de Caquexia teve como objetivo a busca da melhor abordagem  para identificação dos fatores  etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida e a proposição de melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da caquexia/ anorexia em pacientes com câncer em cuidados paliativos. Foram realizadas 5 Reuniões : em 17 de junho de 2010, durante o  Congresso Ganepão e  em 17 de janeiro, 28 de fevereiro, 04 de abril  e 18 de abril de  2011, na cidade de  São Paulo. Os grupos de estudo forma divididos da seguinte forma: Definição e Avaliação, Fisiopatologia, Medicamentoso, Não Medicamentoso,  Pediatria e Bioetica. Os membros trabalharam, de maneira interdisciplinar, representando suas instituições e em sub grupos, orientados por um Coordenador de Grupo , Secretária, Coordenador Geral e  Revisores Científicos.

Tal Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir  todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições  representadas, estimulando as discussões entre os membros aqui  filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Publicado em 27 00:00:00/04/2011

 

©2011 ABCP - Associação Brasileira de Cuidados Paliativos. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

ABCP