ABCP
Follow us


links
Área do Associado
Associe-se | Esqueci minha senha
Desabilite seu filtro de spam antes de solicitar o reenvio de senha.
Para se associar é muito fácil e os benefícios são enormes!
 
Biblioteca
Educação continuada
Assessoria e Consultoria
Imprensa
Responsabilidade Social
Publicações
Eventos
Apoio ao Profissional
Ligas Acadêmicas
Benefícios Associados
Paciente e Família
Links
 
Receba nossa newsletter
Cadastre seu e-mail
 
 

Expression #1 of ORDER BY clause is not in GROUP BY clause and contains nonaggregated column 'cuidadospaliativos_com_br_-_2011.tbTexto.dtInclusTexto' which is not functionally dependent on columns in GROUP BY clause; this is incompatible with sql_mode=only_full_group_by

Publicações

 

Consenso Brasileiro de Náuseas e Vômitos

O Consenso Brasileiro de Náuseas e Vômitos teve como objetivo a busca da melhor abordagem para identificação dos fatores etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida e a proposição de melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da náusea e vômito em pacientes sob cuidados paliativos, especialmente no tratamento do câncer. Foram realizadas 5 reuniões: em 24 de setembro, no Rio de Janeiro, em 4 de dezembro de 2010, em 5 de fevereiro e 10 de abril de 2011, na cidade de São Paulo. Os grupos de estudo foram divididos da seguinte forma: Definição e Diagnóstico, Avaliação e Gradação, Medicamentoso, Medicinas Complementares e Práticas Integrativas e Pediatria.

Os membros trabalharam, de maneira interdisciplinar, representando suas instituições e em sub grupos, orientados por um Coordenador de Grupo Secretária, Coordenador Geral e Revisor Científico. Tal Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições representadas, estimulando as discussões entre os membros aqui filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)
 

Consenso Brasileiro de Constipação Intestinal

O Consenso Brasileiro de Constipação Intestinal induzida por Opióides teve como objetivo a busca da melhor abordagem para identificação dos fatores etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida, e a proposição das melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da constipação intestinal induzida por opioides. Foram realizadas três reuniões, em 20 de setembro de 2008, 14 de março e 16 de maio de 2009, na cidade de São Paulo, onde os 60 membros participantes foram divididos em seis grupos, que trabalharam sob a orientação de um coordenador geral e coordenadores de cada tema.

Tal consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições aqui representadas, estimulando a discussão entre os membros filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso. Errata: Entre os participantes estava também a fisoterapeuta do Hospital Heliópolis, Viviane Aparecida Moreira Lessa.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Consenso Brasileiro de Fadiga

O Consenso Brasileiro de Fadiga em Cuidados Paliativos teve como objetivos principais a elaboração de uma definição de fadiga em cuidados paliativos, o entendimento de características chave sobre a multifatorialidade e multidimensionalidade do sintoma, divulgação de instrumentos de auto-relato disponíveis em língua portuguesa para uso no Brasil e a proposição das terapêuticas disponíveis para o seu controle. Foram realizadas três reuniões, em 27 de outubro de 2009, 30 de janeiro e 10 de abril de 2010, na cidade de São Paulo, contando com a participação de 78 profissionais de saúde. Os membros do Consenso foram divididos em cinco grupos de trabalho, sendo que cada grupo foi orientado por um coordenador e os coordenadores respondiam ao coordenador geral.

O presente Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir todo e qualquer apoio institucional, bem como a aprovação das Instituições aqui representadas, estimulando a discussão entre os membros filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Consenso Brasileiro de Caquexia e Anorexia em Cuidados Paliativos

O Consenso Brasileiro de Caquexia teve como objetivo a busca da melhor abordagem  para identificação dos fatores  etiológicos, o entendimento da fisiopatologia envolvida e a proposição de melhores intervenções disponíveis para o tratamento e a prevenção da caquexia/ anorexia em pacientes com câncer em cuidados paliativos. Foram realizadas 5 Reuniões : em 17 de junho de 2010, durante o  Congresso Ganepão e  em 17 de janeiro, 28 de fevereiro, 04 de abril  e 18 de abril de  2011, na cidade de  São Paulo. Os grupos de estudo forma divididos da seguinte forma: Definição e Avaliação, Fisiopatologia, Medicamentoso, Não Medicamentoso,  Pediatria e Bioetica. Os membros trabalharam, de maneira interdisciplinar, representando suas instituições e em sub grupos, orientados por um Coordenador de Grupo , Secretária, Coordenador Geral e  Revisores Científicos.

Tal Consenso foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, que procurou reunir  todo e qualquer apoio institucional, bem como o aval das Instituições  representadas, estimulando as discussões entre os membros aqui  filiados, a fim de dar real legitimidade ao Consenso.

Clique aqui para baixar o arquivo (.pdf)


Publicado em 27 00:00:00/04/2011

 

©2011 ABCP - Associação Brasileira de Cuidados Paliativos. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

ABCP